O Futebol de Mesa em Caxias do Sul por meio de relatos e arquivos históricos começou por volta de 1947 nas garagens das casas de vizinhos onde amistosos e depois torneios envolvendo a rua, o bairro, e por fim a cidade eram feitos contribuindo para aumentar a popularidade do esporte.
A regra em que se jogava era a gaúcha, a mesma disputada por grande número de pessoas até hoje aqui no estado.
Relatos contados por associados mais antigos informam que os times eram feitos dos botões de casacos dos familiares no início, para depois com o aperfeiçoamento serem fabricados manualmente como ainda é hoje na gaúcha.
Vários tradicionais clubes caxienses começaram a abrir as portas para o esporte, tínhamos a AABB, o Clube Juvenil, o Clube Guarany, o Vasco da Gama, o Juventus entre outros, com campeonatos internos regulares disputados nas dependências dos mesmos.
Mas para Caxias do Sul ser representada no estado por estes botonistas foi necessária a criação da Liga Caxiense de Futebol de Mesa - LCFM.
A Liga foi fundada em 1963 na Faculdade de Ciências Econômicas por Adauto Celso Sambaquy, Vanderlei Duarte, Marcos Zeni, Almir Manfredini, tendo como primeiros associados a turma do Recreio Guarany, que contava com Airton Dalla Rosa e Nelson Prezzi entre outros. O primeiro presidente da Liga foi Sambaquy, e a sede era na AABB.
Mais tarde a Liga seria transferida para uma sala no Edifício Martinato no centro da cidade, com a inauguração contanto com a presença de pessoas influentes na cidade neste período.
O primeiro Campeonato Caxiense com a Liga foi realizado em 1963, sendo até 1966 disputado na regra gaúcha.
Isso porque em 1966 ocorreu em Caxias do Sul no Colégio Nossa Senhora do Carmo o Campeonato Estadual na regra gaúcha, sendo um grande sucesso aliás com ampla divulgação e cobertura da imprensa esportiva da cidade.
Mas o mais importante foi que naquele campeonato se decidiu sobre a unificação das regras gaúcha e baiana, devido à visita de dois baianos (um deles era Oldemar Seixas, pai do Futebol de Mesa na Bahia) a Caxias do Sul por iniciativa de Adauto Celso Sambaquy para fazerem uma partida de exibição da regra baiana.
O futebol de mesa nunca mais foi o mesmo em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul e no Brasil após o acontecimento.
Todos ficaram abismados com a beleza do jogo, desde os times todos no mesmo padrão de côr até as dimensões do campo de jogo.
Então em 1967 devido a um esforço conjunto de Sambaquy, Gilberto Ghizi então presidente da Federação Riograndense de Futebol de Mesa, Ademar, Oldemar Seixas, Roberto Dartanha e Nelson Carvalho foi criada a Regra Brasileira de Futebol de Mesa em Salvador.
Portanto em 1967 era realizado o primeiro Campeonato Caxiense nos padrões da Regra Brasileira, com as mesas de dimensões maiores, e na modalidade lisos, já que a modalidade cavado nem existia nesta época, tendo como campeão Rubem Schumacher.
Diante do apoio da Federação Riograndense de Futebol de Mesa à unificação das regras o então presidente da Federação Gilberto Ghizi foi destituído do cargo, por motivos de discórdia dos jogadores mais influentes na regra gaúcha havendo com isso um racha no futebol de mesa gaúcho.
Vale ressaltar Caxias do Sul, desde que surgiu a regra brasileira sempre atuou na modalidade lisos, mesmo com os cavados surgindo com muita força ao final da década de 70, talvez isso explique a grande afinidade Caxias x Bahia, e a grande década de 70 em relação a colocações de destaques a nível estadual e nacional.